O Cerrado é a savana tropical mais rica do mundo, abriga cerca de 5% de toda a biodiversidade do planeta. O bioma também concentra 30% dos diversos seres vivos encontrados no Brasil, além de oito das doze bacias hidrográficas, essenciais para abastecer os lares de milhões de brasileiros e a indústria nacional.

Vespa (Polybia fastidiosuscula)

Mesmo com toda essa importância, o bioma já perdeu cerca de metade da sua cobertura original. Por isso, diversas regiões de Goiás (e do Brasil, onde o bioma ocorre) foram classificadas como Áreas Prioritárias Para Conservação do Cerrado no Brasil, e hotspot mundial de biodiversidade, ou seja, que necessitam de proteção e conservação para assegurar a sua riqueza biológica. A região de Niquelândia, onde o Legado Verdes do Cerrado está inserido, é uma delas.

Desde a sua criação, o Legado Verdes do Cerrado promove e contribui com o desenvolvimento de programas e projetos de pesquisa ligados à conservação da fauna e flora do Cerrado.

Seriema (Cariamidae)
Entendemos que a conservação é viabilizada à medida que o valor da floresta é percebido e garantido no longo prazo. Por isso, temos o propósito de promover e contribuir com a construção e divulgação do conhecimento científico sobre a biodiversidade do Cerrado; contribuir com o desenvolvimento territorial do Norte de Goiás, especialmente em Niquelândia e regiões do entorno; e com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Agenda 2030 da ONU.

Para isso, o Legado possui pesquisa em cinco frentes: flora, fauna, recursos hídricos, solo e carbono. As pesquisas visam mapear a biodiversidade da Reserva e seus potenciais ambientais e comerciais.

O Legado Verdes do Cerrado, realiza anualmente o Encontro Técnico Científico, evento voltado para a comunidade técnico cientifica de Niquelândia e região, onde é apresentado os resultados dos projetos internos e pesquisas desenvolvidas no território nos últimos anos. No vídeo ao lado, você confere como foi a edição de 2023. 

O Legado Verdes do Cerrado, realiza anualmente o Encontro Técnico Científico, evento voltado para a comunidade técnico cientifica de Niquelândia e região, onde é apresentado os resultados dos projetos internos e pesquisas desenvolvidas no território nos últimos anos. Abaixo, você confere como foi a edição de 2023.

Conheça as pesquisas e os resultados até o momento:

Principais destaques

As pesquisas científicas já registraram 1.670 espécies até hoje, sendo 1.500 espécies de flora, 90 espécies de animais e 80 espécies de microalgas.

Maior banco de sementes do Cerrado do mundo, com 1,9 milhões de amostras de mais de 50 espécies diferentes.

Descoberta de uma nova espécie de planta, a Erythroxylum niquelandense, que tem propriedades utilizadas em medicamentos para o tratamento de doenças como câncer e Aids.

7 cavernas identificadas no território, tornando o Legado uma Área Prioritária Para Conservação de Cavernas.

©2024 – Legado Verdes do Cerrado • Todos os direitos reservados

© 2023 – Legado Verdes do Cerrado 
Todos os direitos reservados

Proprietária do território

Administradora da área

©2024 – Legado Verdes do Cerrado • Todos os direitos reservados