PESQUISAS CIENTÍFICAS

Solo

Em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), a pesquisa “Qualidade dos Solos das Regiões Cársticas” no Legado Verdes do Cerrado resultou na identificação de 12 tipos de solo na área da Reserva, com variações de cores – amarelados, amarronzados e avermelhados – e diferentes texturas – argilosos, arenosos e siltosos.

Os dados servem de base científica para o planejamento estratégico de uso múltiplo do solo na Reserva, além da indicação das potencialidades e fragilidades com foco na gestão e uso sustentável do solo. Isso significa que com esses dados, para as atividades da economia convencional, o Legado sabe onde e como usar o solo, de forma que tenha o melhor rendimento das atividades produtivas, aliadas a conservação da biodiversidade na Reserva.

A pesquisa ainda rendeu outros importantes resultados, como a descoberta de 8 dolinas e 7 cavernas, sendo 2 com potencial turístico. A descoberta elevou a importância da Reserva a nível nacional, já que passou a ser considerada uma Área Prioritária Para Conservação de Cavernas, o que significa que dentro das políticas nacionais de conservação do patrimônio natural das cavernas.

A pesquisa científica do solo está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), somando esforços para as ações globais contra a mudança no clima e contribuindo para a manutenção da vida terrestre, o consumo e a produção responsáveis, e a disponibilidade de água potável e saneamento.

©2024 – Legado Verdes do Cerrado • Todos os direitos reservados

© 2023 – Legado Verdes do Cerrado 
Todos os direitos reservados

Proprietária do território

Administradora da área

©2024 – Legado Verdes do Cerrado • Todos os direitos reservados