O Cerrado, além de ser um dos biomas mais biodiversos do planeta, é também considerado o “berço das águas” ou a “caixa d’água do Brasil”, isso porque o bioma alimenta seis das oito grandes bacias hidrográficas brasileiras, entre elas a Amazônica, a do São Francisco e a do Araguaia/Tocantins.
Somente no Legado Verdes do Cerrado nascem três rios: Rio do Peixe, São Bento e o Traíras, sendo este último responsável por abastecer cerca de 40 mil habitantes do município de Niquelândia, GO.
Dentro do nosso modelo de atuação acreditamos no uso da pesquisa científica para geração de valor compartilhado, por isso desenvolvemos diversos estudos em parceria com universidades para avaliar tanto a biodiversidade do nosso território, bem como a qualidade de nossas águas. Dentre as pesquisas já desenvolvidas está o mapeamento dos 92 km de extensão do Rio Traíras que percorrem o nosso território, em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), o qual rendeu um artigo científico que foi aceito para compor um dos capítulos do livro “Água – Desenvolvimento Sustentável e Compartilhamento”, lançado no Fórum Internacional da Água, em 2018.
Além da conservação da nascente do Rio Traíras, avançamos no cuidado com outros cursos d´água. Já promovemos, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e com produtores rurais locais, a recuperação de diferentes nascentes fora dos limites da Reserva, com a plantação de 1,4 mil mudas nas regiões do Córrego Buriti, do Córrego do Taquari, e do Rio Traíras. As mudas utilizadas foram todas produzidas em nosso Centro de Biodiversidade.
O Rio Traíras foi também o ambiente para um estudo científico de biomonitoramento que utilizou um peixe – o zebrafish (Daniorerio), também conhecido como paulistinha – para avaliar a qualidade da água e sedimento dos rios. A escolha desse animal se deu porque o DNA dessa espécie é parecido com o dos seres humanos, de forma que, ao analisar o impacto da qualidade da água no organismo dos peixes, é possível associar esses efeitos ao corpo humano. Os resultados demonstraram a boa qualidade do Rio e destacou a importância do Legado na conservação dos recursos hídricos na região.
© 2023 – Legado Verdes do Cerrado
Todos os direitos reservados
Fale conosco