PESQUISAS CIENTÍFICAS

Carbono

As áreas florestais espalhadas pelo mundo absorvem cerca de um terço das emissões de carbono provenientes das atividades humanas, à medida que as árvores crescem. Considerando apenas o bioma Cerrado, temos um estoque de cerca de 13,7 bilhões de toneladas de carbono, dos quais dois terços ficam “escondidas” no solo e em raízes profundas das árvores.

Nesse contexto e considerando a extensão de 32 mil hectares do Legado, foi desenvolvida na Reserva uma pesquisa denominada de “Alometria no Cerrado”, iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Legado Verdes do Cerrado, que buscou gerar dados para calcular, de forma mais precisa, o carbono que a vegetação absorve pela fotossíntese e armazena.

A pesquisa indicou que a área conservada da Reserva (80% de 32 mil hectares) estoca mais de 690 mil toneladas de carbono. Para gerar esses dados, foram coletadas 1.680 amostras de biomassa.

Além de estabelecer novos parâmetros para mensuração dos impactos do desmatamento, os dados obtidos nas análises integraram o Inventário Florestal Nacional/IFN e o “Global Forest Resources Assessment”, um relatório produzido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, do inglês, Food and Agriculture Organization) sobre florestas em todo o mundo.

 

©2024 – Legado Verdes do Cerrado • Todos os direitos reservados

© 2023 – Legado Verdes do Cerrado 
Todos os direitos reservados

Proprietária do território

Administradora da área

©2024 – Legado Verdes do Cerrado • Todos os direitos reservados