O Cerrado é a savana tropical mais rica do mundo, abriga cerca de 5% de toda a biodiversidade do planeta. O bioma também concentra 30% dos diversos seres vivos encontrados no Brasil, além de oito das doze bacias hidrográficas, essenciais para abastecer os lares de milhões de brasileiros e a indústria nacional.

Vespa (Polybia fastidiosuscula)

Mesmo com toda essa importância, o bioma já perdeu cerca de metade da sua cobertura original. Por isso, diversas regiões de Goiás (e do Brasil, onde o bioma ocorre) foram classificadas como Áreas Prioritárias Para Conservação do Cerrado no Brasil, e hotspot mundial de biodiversidade, ou seja, que necessitam de proteção e conservação para assegurar a sua riqueza biológica. A região de Niquelândia, onde o Legado Verdes do Cerrado está inserido, é uma delas.

Desde a sua criação, o Legado Verdes do Cerrado promove e contribui com o desenvolvimento de programas e projetos de pesquisa ligados à conservação da fauna e flora do Cerrado.

Seriema (Cariamidae)
Entendemos que a conservação é viabilizada à medida que o valor da floresta é percebido e garantido no longo prazo. Por isso, temos o propósito de promover e contribuir com a construção e divulgação do conhecimento científico sobre a biodiversidade do Cerrado; contribuir com o desenvolvimento territorial do Norte de Goiás, especialmente em Niquelândia e regiões do entorno; e com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Agenda 2030 da ONU.

Para isso, o Legado possui pesquisa em cinco frentes: flora, fauna, recursos hídricos, solo e carbono. As pesquisas visam mapear a biodiversidade da Reserva e seus potenciais ambientais e comerciais.

O Legado Verdes do Cerrado, realiza anualmente o Encontro Técnico Científico, evento voltado para a comunidade técnico cientifica de Niquelândia e região, onde é apresentado os resultados dos projetos internos e pesquisas desenvolvidas no território nos últimos anos. No vídeo ao lado, você confere como foi a edição de 2023. 

O Legado Verdes do Cerrado, realiza anualmente o Encontro Técnico Científico, evento voltado para a comunidade técnico cientifica de Niquelândia e região, onde é apresentado os resultados dos projetos internos e pesquisas desenvolvidas no território nos últimos anos. Abaixo, você confere como foi a edição de 2023.

Conheça as pesquisas e os resultados até o momento:

Principais destaques

Traço laranja maior estilo rabisco parte da identidade visual do Legado Verdes do Cerrado

As pesquisas científicas já registraram 1.670 espécies até hoje, sendo 1.500 espécies de flora, 90 espécies de animais e 80 espécies de microalgas.

Maior banco de sementes do Cerrado do mundo, com 1,9 milhões de amostras de mais de 50 espécies diferentes.

Descoberta de uma nova espécie de planta, a Erythroxylum niquelandense, que tem propriedades utilizadas em medicamentos para o tratamento de doenças como câncer e Aids.

7 cavernas identificadas no território, tornando o Legado uma Área Prioritária Para Conservação de Cavernas.

©2025 – Legado Verdes do Cerrado • Todos os direitos reservados

© 2023 – Legado Verdes do Cerrado 
Todos os direitos reservados

Proprietária do território

Administradora da área

©2025 – Legado Verdes do Cerrado • Todos os direitos reservados