Desafio Voluntário revitaliza Associação de Corredores de Niquelândia

Outras ações, como a 1ª Feira de Troca de Livro e palestras sobre profissões, foram promovidas no município 

Durante os meses de setembro e outubro, empregados e empregadas da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), unidade de Niquelândia, e do Legado Verdes do Cerrado, Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável de propriedade da CBA, realizaram o Desafio Voluntário 2023. Foram mais de 15 ações, entre palestras de profissões, feira de livros e, mais recentemente, a revitalização da sede da Associação de Corredores, realizada no final de outubro. Ao todo, as ações reuniram quase 100 voluntários, beneficiando mais de 500 estudantes. 

A ação de revitalização da Associação dos Corredores contou com cerca de 50 voluntários, que se dividiram entre atividades de organização e execução das obras. A equipe realizou reparos e substituições de torneiras, tomadas, lâmpadas e bebedouro, instalação de chuveiro elétrico, pinturas em algumas partes da sede, instalação de pisos, além de uma reforma na pista de areia. Todo o material para os reparos, substituições e reformas foi doado pelos voluntários.

“Niquelândia tem se destacado no programa Desafio Voluntário e isso mostra como a atuação coletiva fortalece a cultura colaborativa em prol da comunidade. Na CBA, acreditamos que um mundo melhor e mais sustentável demanda engajamento de todas as pessoas, e o voluntariado é um caminho para esse objetivo”, comentou Wagdo Gomes, gerente industrial da Unidade Niquelândia.

“Esses dois meses foram muito inspiradores para nós. Por meio das palestras de profissões, dividimos o nosso conhecimento com jovens, mostrando as perspectivas de futuro. Na ação de revitalização na Associação dos Corredores, a união de diversos voluntários contribuiu para torná-la ainda melhor para os mais de 80 alunos, que têm na associação um lugar de aprendizado e cidadania”, disse David Canassa, diretor da Reservas Votorantim, empresa gestora do Legado Verdes do Cerrado. 

Feira de Profissões

No começo de outubro, foram realizadas as palestras da feira de profissões nas escolas de Niquelândia. A Secretaria Municipal de Educação, parceira da CBA no desenvolvimento do PVE (Parceria pela Valorização da Educação), apoiou o Desafio Voluntário abrindo espaço nas escolas municipais para a realização das palestras. 

“Nós, da Secretaria Municipal de Educação, nos sentimos muito honrados e felizes, por mais uma vez, podermos participar e apoiar o Desafio Voluntário. Esta é mais uma ação de sucesso, entre as diversas parcerias que trazem benefícios para nossa comunidade escolar. Agradecemos ao Instituto Votorantim, CBA e Legado Verdes do Cerrado por apoiarem o desenvolvimento da nossa educação em Niquelândia” diz Wesley Campos, Secretário Municipal da Educação de Niquelândia.

Nas escolas Padre Valentim e Sesi/Senai, as palestras “Profissões”, foram ministradas por empregados e empregadas da CBA, Unidade Niquelândia, e do Legado Verdes do Cerrado, que atuam nas áreas de Segurança do Trabalho, Turismo, engenharias florestal, ambiental agrônoma, e administração. Mais de 300 estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental e 2º e 3° ano do Ensino Médio, puderam conhecer sobre opções de carreira e os caminhos educacionais e profissionais que podem trilhar para atingir os seus objetivos. 

“O conhecimento adquirido é muito mais válido e pleno quando compartilhado. Ao ser voluntário e difundir conhecimento e bem utilizar seu tempo em prol do outro, os resultados da ação são rápidos, e um deles é o crescimento mútuo. É como um aperto de mãos, onde uma segura a outra firmando um compromisso”, disse Dannilo Vonno Moura da Rocha, engenheiro agrônomo no Legado Verdes do Cerrado e voluntário no Desafio Solidário como palestrante na Feira de Profissões.

1ª Feira de Troca de Livro

Além das palestras nas escolas, o Desafio Voluntário contou também com a realização da 1ª Feira de Troca de Livro, na praça Santa Efigênia, no centro de Niquelândia. O evento contou com a participação da equipe do Desafio Voluntário, o grupo de Mobilização Social do PVE e comunidade geral.  A ação teve o objetivo de proporcionar a troca de livros entre as pessoas da comunidade, onde cada pessoa levava livros para realizar a troca, tendo a oportunidade de escolher o gênero literário expostos disponíveis nessa ação de interação.

Desafio Voluntário

Idealizado pelo Instituto Votorantim, o Desafio Voluntário estimula ações de voluntariado voltadas à comunidade em diversas localidades do país, por meio de uma competição solidária entre as empresas investidas Votorantim. Em Niquelândia, o Desafio foi realizado pela CBA, envolvendo as unidades de Niquelândia e Legado Verdes do Cerrado, além de integrar as ações de Mobilização Social do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE). 

“As melhorias impulsionadas por essa iniciativa contribuem para fortalecer a parceria com a Secretaria de Educação e, assim, gerar mais impactos positivos em Niquelândia e região. Com a realização do Desafio Voluntário, reforçamos a nossa atuação social, apoiando o município a promover mudanças em prol do bem-estar e qualidade de vida da população”, finaliza o gerente geral de Sustentabilidade da CBA, Leandro Campos de Faria.

Sobre o Legado Verdes do Cerrado 

O Legado Verdes do Cerrado, com aproximadamente 80% da área composta por cerrado nativo, é uma área de 32 mil hectares da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, uma das empresas investidas no portfólio da Votorantim S.A. A cerca de três horas de Brasília, é composta por dois núcleos. No núcleo Engenho, nascem três rios: Peixe, São Bento e Traíras, de onde é captada toda a água para o abastecimento público de Niquelândia/GO. Nele está a sede do Legado Verdes do Cerrado onde, em 23 mil hectares, são realizadas pesquisas científicas, ações de educação ambiental e atividades da nova economia, como produção de plantas e reflorestamento; enquanto 5 mil hectares são áreas dedicadas à pecuária, produção de soja e silvicultura. O núcleo Santo Antônio Serra Negra, com 5 mil hectares, mantém o cerrado nativo intocado e tem parte de sua área margeada pelo Lago da Serra da Mesa.

Acompanhe o Legado Verdes do Cerrado no Facebook e Instagram:

www.facebook.com/legadoverdesdocerrado

www.instagram.com/legadodocerrado

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e ingressou na carteira do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial – no seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$ 8,4 bilhões em 2021 e R$ 1,5 bilhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br

Informações à Imprensa Legado das Águas

Agência Terra Comunicação

Laila Rebecca | lailarebecca@agenciaterracomunicacao.com.br | 55 (12) 9 9686-3436

 

Compartilhe:

Outras postagens

©2024 – Legado Verdes do Cerrado • Todos os direitos reservados

© 2023 – Legado Verdes do Cerrado 
Todos os direitos reservados

Proprietária do território

Administradora da área

©2024 – Legado Verdes do Cerrado • Todos os direitos reservados