Legado Verdes do Cerrado realiza plantio de mudas em escolas públicas de Niquelândia

Meninas plantando mudas em escolas públicas de Niquelândia
Foto: Arquivo Legado Verdes do Cerrado

Ação é em comemoração ao 6º aniversário da Reserva e reuniu mais de 60 pessoas de duas escolas municipais.

O Legado Verdes do Cerrado, Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável de propriedade da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), completou seis anos nesse semestre. Para comemorar, a Reserva realizou um plantio nas escolas municipais de Niquelândia Manoel Rodrigues Tomás e Iná de Souza Mendonça, reunindo 63 pessoas. Ao todo, foram 40 mudas de espécies nativas do Cerrado.

 

Ação, que ocorreu no final de março, teve como objetivo reforçar o relacionamento com a comunidade. “O plantio é uma ação simples, mas uma ferramenta de conscientização muito poderosa e um momento de interação prazerosa. Com o plantio de mudas nativas, reforçamos a importância do Cerrado e, ao mesmo tempo, fortalecemos a ideia de que essa é uma tarefa conjunta, de toda sociedade, e esses são valores que prezamos muito”, diz Marco Túlio Lanza, gerente de operações do Legado Verdes do Cerrado.

 

As mudas usadas na ação foram produzidas na própria Reserva, no Centro de Biodiversidade, empreendimento inédito no Brasil, que alia a expertise das pesquisas científicas realizadas no Legado à produção inteligente de espécies nativas da flora do Cerrado para comercialização, com foco em paisagismo e restauração ecológica de áreas degradas. Além da produção de plantas nativas e algumas raras, trabalha também com as ameaçadas de extinção.

 

A ação nas duas escolas contou com a participação de alunos e professores para o plantio das mudas.

 

Dentre as espécies plantadas, está o ipê-amarelo, espécie icônica no Cerrado, uma árvore alta e forte, que em época de floração, as chamativas e exuberantes flores amarelas servem de alimentos para diversas espécies de aves. Na época com folhas, a sombra projetada pela sua copa gera conforto térmico. Outras espécies plantadas foram o ipê-peludo, a caroba e goiaba.

 

“Fizemos questão de selecionar as espécies com um forte significado para o Legado, mas, principalmente para o Cerrado. Esperamos que elas tragam excelente memórias para todas as crianças que passarem por essas escolas”, finaliza o gerente.

Pessoas apoiando o projeto de plantio mudas em escolas públicas de Niquelândia - GO
Foto: Arquivo Legado Verdes do Cerrado

Para conhecer o local, os selecionados vivenciarão, gratuitamente, uma experiência na Reserva, por meio de trilha e visita às áreas de agrofloresta e ao Centro de Biodiversidade, uma iniciativa inédita no país que une pesquisa científica com a produção de espécies nativas da flora do Cerrado. A programação também inclui café da manhã e almoço no restaurante da Reserva.

Na edição passada, a Reserva recebeu duas instituições de Niquelândia: a Associação dos Corredores e a Escola Municipal Iná de Souza Mendonça.

O Programa Portas Abertas é uma iniciativa de Atuação Social, que também já acontece no Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, localizado no Vale do Ribeira, interior de São Paulo. O Legado Verdes do Cerrado e o Legado das Águas são administrados pela Reservas Votorantim, empresa do portfólio da Votorantim S.A, especializada em gestão de territórios e soluções baseadas na natureza para negócios tradicionais e da nova economia.

Sobre o Legado Verdes do Cerrado

O Legado Verdes do Cerrado, com aproximadamente 80% da área composta por cerrado nativo, é uma área de 32 mil hectares da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, uma das empresas investidas no portfólio da Votorantim S.A. A cerca de três horas de Brasília, é composta por dois núcleos. No núcleo Engenho, nascem três rios: Peixe, São Bento e Traíras, de onde é captada toda a água para o abastecimento público de Niquelândia/GO. Nele está a sede do Legado Verdes do Cerrado onde, em 23 mil hectares, são realizadas pesquisas científicas, ações de educação ambiental e atividades da nova economia, como produção de plantas e reflorestamento; enquanto 5 mil hectares são áreas dedicadas à pecuária, produção de soja e silvicultura. O núcleo Santo Antônio Serra Negra, com 5 mil hectares, mantém o cerrado nativo intocado e tem parte de sua área margeada pelo Lago da Serra da Mesa.

Acompanhe o Legado Verdes do Cerrado no Facebook e Instagram:

www.facebook.com/legadoverdesdocerrado

www.instagram.com/legadodocerrado

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e ingressou na carteira do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial – no seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$ 8,4 bilhões em 2021 e R$ 1,5 bilhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br

Informações à Imprensa Legado das Águas

Agência Terra Comunicação

Laila Rebecca |lailarebecca@agenciaterracomunicacao.com.br | 55 (12) 9 9686-3436

 

Compartilhe:

Outras postagens

©2024 – Legado Verdes do Cerrado • Todos os direitos reservados

© 2023 – Legado Verdes do Cerrado 
Todos os direitos reservados

Proprietária do território

Administradora da área

©2024 – Legado Verdes do Cerrado • Todos os direitos reservados