Programa de Turismo Pedagógico transforma Cerrado no Norte Goiano em sala de aula ao ar livre

Iniciativa do Legado Verdes do Cerrado oferece experiências de aprendizado na prática para estudantes de diferentes níveis

O Legado Verdes do Cerrado – primeira Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável de Goiás, de propriedade da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) e administrado pela Reservas Votorantim, localizado em Niquelândia (GO) – lançou o Programa de Turismo Pedagógico, que transforma seus 32 mil hectares em uma grande sala de aula ao ar livre e em um laboratório natural para ensino e pesquisa.

A iniciativa atende a estudantes do ensino fundamental à graduação, além de cursos técnicos e de especialização. As atividades incluem oficinas pedagógicas conduzidas pela equipe da Reserva e abordam temas como conservação do Cerrado, agricultura sustentável e bioeconomia.

Para o ensino técnico e superior, o programa oferece conteúdos sobre solos e recursos hídricos, agricultura e pecuária sustentável, mudanças climáticas, créditos de carbono e produção de espécies nativas, em atividades teóricas e práticas que podem ser adaptadas conforme a grade curricular das instituições.

Já para escolas de educação básica, o contato direto com a natureza possibilita o aprendizado em disciplinas como biologia, geografia, ciências, história e matemática, por meio de experiências lúdicas, em um verdadeiro estudo do meio ambiente. Entre as oficinas, estão observação astronômica com equipamentos profissionais, práticas de agrofloresta, manejo sustentável e dinâmicas em grupo, como a “caça ao tesouro” inspirada no esporte de corrida de orientação.

Segundo Marco Túlio Lanza, Gerente de Operações do Legado Verdes do Cerrado, o Programa de Turismo Pedagógico fortalece projetos pedagógicos e contribui para o processo de ensino-aprendizagem, além de ampliar a conscientização de crianças e jovens sobre a conservação ambiental. “O turismo pedagógico estimula novas descobertas e amplia a retenção do conhecimento ao apresentar conteúdos de forma prática e envolvente. Desenvolvemos o programa para atender a diferentes propostas pedagógicas e atividades interdisciplinares”, explica Lanza.

Compartilhar conhecimento

 Além de apoiar instituições de ensino, o programa também difunde o modelo de gestão pioneiro do Legado Verdes do Cerrado. “Nosso modelo é o de múltiplo uso da terra, que integra atividades produtivas da economia convencional com a bioeconomia, sempre tendo a conservação do bioma como base. O Programa de Turismo Pedagógico é uma oportunidade de compartilhar esse conhecimento. Para as crianças, cria vínculos afetivos com o Cerrado desde cedo; já para estudantes de cursos técnicos e superiores, abre espaço para conhecer pesquisas inovadoras e novas oportunidades profissionais ligadas à conservação e à bioeconomia”, completa Lanza.

As escolas e instituições participantes ainda têm acesso à infraestrutura do Legado, que conta com restaurante e atrativos turísticos que podem ser incorporados ao roteiro.

Sobre o Legado Verdes do Cerrado

A CBA – Companhia Brasileira de Alumínio e Reservas Votorantim e Reservas Votorantim, por meio da assinatura de um protocolo de intenções com o governo do Estado de Goiás, transformaram as fazendas Engenho e Santo Antônio da Serra Negra (de propriedade da CBA), em Niquelândia, na primeira Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável de Cerrado do Brasil, o Legado Verdes do Cerrado. Com o múltiplo uso do solo em 32 mil hectares do território, o Legado Verdes do Cerrado, gerido pela Reservas Votorantim, é uma iniciativa pioneira no Brasil na conservação desse bioma, com um modelo de gestão inovador que alia negócios da economia convencional com a nova economia. O Legado é composto por dois núcleos: Engenho com área total de 27 mil hectares, que protegem as nascentes de três rios (Peixe, São Bento e Traíras, de onde é captada toda a água para abastecimento público de Niquelândia), e Santo Antônio da Serra Negra com área total de 5 mil hectares, localizado às margens do Lago da Serra da Mesa.

Acompanhe o Legado Verdes do Cerrado no Facebook e Instagram:

www.facebook.com/legadoverdesdocerrado

www.instagram.com/legadodocerrado


Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida por meio de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio. Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e faz parte da carteira do ISE B3 – Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – desde o seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$ 8,2 bilhões, em 2024, e R$ 1,4 bilhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade. Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br.


Informações à Imprensa

Agência Terra Comunicação

Laila Rebecca | lailarebecca@agenciaterracomunicacao.com| 55 (12) 9 9686-3436

Compartilhe:

Outras postagens

©2025 – Legado Verdes do Cerrado • Todos os direitos reservados

© 2023 – Legado Verdes do Cerrado 
Todos os direitos reservados

Proprietária do território

Administradora da área

©2025 – Legado Verdes do Cerrado • Todos os direitos reservados