Iniciativa do Legado Verdes do Cerrado oferece experiências de aprendizado na prática para estudantes de diferentes níveis
O Legado Verdes do Cerrado – primeira Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável de Goiás, de propriedade da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) e administrado pela Reservas Votorantim, localizado em Niquelândia (GO) – lançou o Programa de Turismo Pedagógico, que transforma seus 32 mil hectares em uma grande sala de aula ao ar livre e em um laboratório natural para ensino e pesquisa.
A iniciativa atende a estudantes do ensino fundamental à graduação, além de cursos técnicos e de especialização. As atividades incluem oficinas pedagógicas conduzidas pela equipe da Reserva e abordam temas como conservação do Cerrado, agricultura sustentável e bioeconomia.
Para o ensino técnico e superior, o programa oferece conteúdos sobre solos e recursos hídricos, agricultura e pecuária sustentável, mudanças climáticas, créditos de carbono e produção de espécies nativas, em atividades teóricas e práticas que podem ser adaptadas conforme a grade curricular das instituições.
Já para escolas de educação básica, o contato direto com a natureza possibilita o aprendizado em disciplinas como biologia, geografia, ciências, história e matemática, por meio de experiências lúdicas, em um verdadeiro estudo do meio ambiente. Entre as oficinas, estão observação astronômica com equipamentos profissionais, práticas de agrofloresta, manejo sustentável e dinâmicas em grupo, como a “caça ao tesouro” inspirada no esporte de corrida de orientação.
Segundo Marco Túlio Lanza, Gerente de Operações do Legado Verdes do Cerrado, o Programa de Turismo Pedagógico fortalece projetos pedagógicos e contribui para o processo de ensino-aprendizagem, além de ampliar a conscientização de crianças e jovens sobre a conservação ambiental. “O turismo pedagógico estimula novas descobertas e amplia a retenção do conhecimento ao apresentar conteúdos de forma prática e envolvente. Desenvolvemos o programa para atender a diferentes propostas pedagógicas e atividades interdisciplinares”, explica Lanza.
Compartilhar conhecimento
Além de apoiar instituições de ensino, o programa também difunde o modelo de gestão pioneiro do Legado Verdes do Cerrado. “Nosso modelo é o de múltiplo uso da terra, que integra atividades produtivas da economia convencional com a bioeconomia, sempre tendo a conservação do bioma como base. O Programa de Turismo Pedagógico é uma oportunidade de compartilhar esse conhecimento. Para as crianças, cria vínculos afetivos com o Cerrado desde cedo; já para estudantes de cursos técnicos e superiores, abre espaço para conhecer pesquisas inovadoras e novas oportunidades profissionais ligadas à conservação e à bioeconomia”, completa Lanza.
As escolas e instituições participantes ainda têm acesso à infraestrutura do Legado, que conta com restaurante e atrativos turísticos que podem ser incorporados ao roteiro.
Sobre o Legado Verdes do Cerrado
A CBA – Companhia Brasileira de Alumínio e Reservas Votorantim e Reservas Votorantim, por meio da assinatura de um protocolo de intenções com o governo do Estado de Goiás, transformaram as fazendas Engenho e Santo Antônio da Serra Negra (de propriedade da CBA), em Niquelândia, na primeira Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável de Cerrado do Brasil, o Legado Verdes do Cerrado. Com o múltiplo uso do solo em 32 mil hectares do território, o Legado Verdes do Cerrado, gerido pela Reservas Votorantim, é uma iniciativa pioneira no Brasil na conservação desse bioma, com um modelo de gestão inovador que alia negócios da economia convencional com a nova economia. O Legado é composto por dois núcleos: Engenho com área total de 27 mil hectares, que protegem as nascentes de três rios (Peixe, São Bento e Traíras, de onde é captada toda a água para abastecimento público de Niquelândia), e Santo Antônio da Serra Negra com área total de 5 mil hectares, localizado às margens do Lago da Serra da Mesa.
Acompanhe o Legado Verdes do Cerrado no Facebook e Instagram:
www.facebook.com/legadoverdesdocerrado
www.instagram.com/legadodocerrado
Sobre a CBA
Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida por meio de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio. Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e faz parte da carteira do ISE B3 – Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – desde o seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$ 8,2 bilhões, em 2024, e R$ 1,4 bilhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade. Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br.
Informações à Imprensa
Agência Terra Comunicação
Laila Rebecca | lailarebecca@agenciaterracomunicacao.com| 55 (12) 9 9686-3436





